Desenvolvimento esperado

O desenvolvimento neuropsicomotor compreende quatro grandes áreas de desenvolvimento, que se interligam e influenciam umas às outras, as quais são: área motora, cognitiva, linguagem e emocional. Este desenvolvimento se inicia no sentido craniocaudal (da cabeça aos pés), onde cada etapa conquistada é necessária para a seguinte.

Existem marcos de desenvolvimento esperados para cada fase e apesar de haver variabilidade de tempo para que ocorram em cada criança, existe uma janela de tempo máximo para que cada um seja atingido. Ao se conhecer os marcos esperados para um bebê típico pode-se fazer a estimulação essencial ao desenvolvimento, também conhecida como estimulação precoce, um conjunto dinâmico de atividades, recursos humanos e ambientais.

Alguns marcos de desenvolvimento esperados são: controle cervical, rolar, arrastar, sentar-se, engatinhar, ficar de pé, andar, comunicação, socialização, manipulação e a exploração de objetos e do espaço.

Na Caderneta da Criança podem ser encontrados alguns marcos esperados e estímulos que podem ser realizados para cada faixa etária, bem como sinais de alerta que os pais devem estar atentos.

O profissional de saúde deve sempre fazer o registro do acompanhamento da curva de desenvolvimento e crescimento na Caderneta de saúde da criança. A recomendação do Ministério da Saúde é que a criança faça as consultas de rotina na 1ª semana de vida, 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês, 12º mês, 18º mês, 24º mês e 36º mês. A partir dos 2 anos de idade as consultas podem passar a ser anuais, caso não se observe nada errado com a criança.

Compartilhe